domingo, 14 de dezembro de 2008

TV de Plasma

Como funciona da TV de Plasma? O funcionamento da TV de Plasma está relacionado a uma combinação de pixels, gases e partículas elétricas. O tratamento de imagem das tvs de plasma é feito através de um processador digital, o qual controla cada ponto da tela (pixels), pontos estes que são utilizados para formarem as imagens. O processador ainda melhora as imagens de baixa resolução dos canais abertos.

Cada pixel funciona como uma pequena lâmpada que pode ter uma grande gama de intensidades luminosas, ou seja, as cores podem ser reproduzidas com várias nuances entre o claro e o escuro, desde um brilho intenso (com os pixels no máximo), até um escuro profundo, com tudo apagado.

Construtivamente a tela é formada por uma finíssima malha de eletrodos positivos e negativos, nos quais passam uma corrente elétrica que polariza o gás presente no interior dos pixels, ver figura 1. Estes gases podem ser de dois tipos, o neônio ou o xenônio. Gases polarizados recebem o nome de plasma (deste fenômeno é que surge o nome TV de Plasma).

Figura 1 - TV de Plasma.

Os pixels da TV de Plasma são formados por três células revestidas com fósforo colorido – vermelho, verde e azul. Cada uma destas células é preenchida com gás, o qual se transforma em um plasma quando polarizado, ver figura 2.
Figura 2 - Pixel da Tv de Plasma.


As partículas elétricas presentes no plasma de cargas opostas se atraem. Quando elas se chocam, liberam radiação ultravioleta (UV), que é invisível ao olho humano, mas estimula o fósforo presente nos pixels a acenderem como se fossem lâmpadas fluorescentes. Com isso se obtêm a imagem.

Nenhum comentário: