segunda-feira, 12 de maio de 2008

Como Funciona: o foguete (Br) ou foguetão (Pt)

Foguete
Foguete é um tipo de motor o qual é largamente utilizado em veículos espaciais. Este tipo de motor carrega todos os componentes necessários em seu interior, não necessitando de ar para funcionar. Isso o torna ideal para missões espaciais, onde o oxigênio está em níveis muito baixos ou praticamente inexistes.

O princípio de funcionamento de um foguete é semelhante ao de um balão, que após ter sido inflado é solto. Ele é impulsionado para frente enquanto a ar de seu interior sai em sentido oposto. Este efeito é previsto pela terceira lei de Newton (Lei da Ação e Reação), segundo a qual: "Para cada ação há uma reação de mesma intensidade e direção, porém em sentido oposto". Ou seja, com a mesma força com que o ar é expelido para atrás, o balão vai para frete, na mesma direção, porém em sentido oposto.

A queima do combustível no interior do motor, foguete, produz um fluxo de gases que são expelidos em altíssima velocidade. Isso faz com que o foguete seja impulsionado em sentido contrário do fluxo de gases. A quantidade de movimento desenvolvida por um foguete depende de duas variáveis: massa e velocidade com que os gases foram expelidos.


Bibliografia
1. http://www.nasa.gov/worldbook/rocket_worldbook.html
2. http://pt.wikipedia.org


Nenhum comentário: